sexta-feira, 31 de julho de 2009

O TERRITORIO DA TERRA JÁ OFERECIA UMA ARQUITETURA NATURAL AOS ANIMAIS???



Considerando que uma árvore além de ter oferecido alimento ela proporcionou uma função de abrigo para uma grande parte das espécies. Afirmando então que a função primordial da arquitetura foi o abrigo, posso considerar a árvore uma arquitetura? A arquitetura de certo modo surgiu primeiro que o homem? Os animais em geral desenvolveram uma inteligencia para usar uma arquitetura totalmente natural já existente?

Esta questão surgia após uma reflexão do trecho de um texto do Viollet-Le-Duc onde ele fala sobre a origem das cabanas primitivas. Posso estar viajando muito mas o que vale é a intenção de discutir como a arquitetura está totalmente ligada a sociedade.


José Eduardo Carvalho - estudante


...Para Viollet-Le-Duc (1814-1879), houve um tempo muito distante em que o homem errante andava desvalido sobre a face da terra, com medo dos fenómenos naturais, que sua pouca inteligência não chegava a penetrar, e temeroso das feras perigosas que dividiam o mesmo território. Numa forma lenta e dolorosa foi superando as etapas difíceis.


“A chuva descarregada das nuvens densas bate implacavelmente nas rochas, inunda a terra e aviva os verdes das árvores. Um grupo de homens pálidos, desvalidos e temerosos apertam-se ao redor de uma árvore qualquer, procurando abrigo, retira em seguida os ramos inferiores, esforçando-se por fixá-los ao solo com terra. Algo foi alcançado, porém a chuva castiga o mísero reparo, irrompe através da folhagem e inspira ao mais robusto desses homens a ideia de construir um refúgio mais seguro contra a violência do temporal.Eis aqui o primeiro passo; para atenuar tal desamparo, um homem elege duas árvores jovens e próximas, trepa numa delas e auxiliado por um ramo terminado em forquilha atrai o segundo tronco e o liga fortemente ao primeiro mediante uma atadura de juncos".


(http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp156.asp/Casa e lar. A essência da arquitetura, Jorge Marão Carnielo Miguel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário