sábado, 1 de agosto de 2009

ARQUITETURA UMA FORMA CONCRETA DE VIDA


Um dos pontos que caracterizam uma metrópole são as diversidades de lugares.
Lugares que são construídos por pessoas.
Pessoas que expressam suas culturas nestes lugares.
Lugares que só podem ser vistos andando, e entendido quando vivênciados.
Gostaria de falar mais uma vez sobre a relação Arquitetura x Sociedade onde a arquitetura pode ser a ferramenta necessária para transformar uma comunidade.
A busca por uma melhor qualidade de vida de uma população rural provocou um enchimento no território urbano causando um aumento populacional desproporcional à capacidade de produção e emprego. O sistema politico capitalista que monopoliza o mercado não só contribui para a pobreza como usa de estratégia para gerar mão de obra barata. Este seria o motivo do surgimento das favelas tornando-se lugares distintos em todos os aspectos do resto da cidade. Muitos dizem que as favelas hoje por serem dominadas pela violência e pelo trafico de drogas são lugares sem solução na integração com a sociedade onde o poder publico não tem mais controle do espaço. Acredito eu, que mudanças podem não acontecer por não serem do total interesse do poder publico e acho também que o quadro pode se agravar se não houver intervenção do estado pois as comunidades estão se tornando independentes da administração do governo. Os espaços construídos no mundo contemporaneo estão se fechando e criando lugares diferentes em um único lugar que seria a cidade como um todo, tribos divididas em classe social que convivem apenas em si onde os valores de uma vida social e comunitária estão sumindo causando cada vez mais conflitos entre a população. O modelo politico não ajuda o desenvolvimento físico do espaço criando uma população inactiva. Todos estes acontecimentos que citei foi para dizer que a relação Arquitetura x sociedade é simplesmente essencial para a vida, onde a arquitetura neste momento é a única solução para mudar este quadro. Se pensarmos em uma sociedade doente eu posso dizer que que a cidade também é doente, porque a arquitetura precisa de uma sociedade activa para se desenvolver e ao mesmo tempo que uma parcela da população responsável pela criação de uma arquitetura não usa deste meio para dar qualidade de vida as pessoas, nunca teremos uma sociedade sadia. Então para resgatar os valores naturais de desenvolvimento físico e mental de uma sociedade transformando em seres humanos activos precisamos resgatar os valores naturais do ambiente social construído.
José Eduardo Carvalho - estudante

Um comentário:

  1. Meus queridos sumidíssimos...adorei o blog e as discussões sobre as inumeras possibilidades das quais nós arquitetos devemos considerar!
    Vou estar sempre por aqui conferindo o que tem novo na cabeça de vcs!!
    muitos beijos e muita sorte...
    Gigi

    ResponderExcluir